domingo, 15 de janeiro de 2012

O CADERNO É UMA METÁFORA DA VIDA



Uma das lições que a gente aprende na escola é pegar uma borracha e apagar.Apagar os rabiscos, as garatujas,o que não está certo conforme o
professor (a).Quando o caderno está está rabiscado pegar a borracha e apagar…Quando enfrentamos um problema,tentamos apagar da mente ,só que muitas vezes ,não conseguimos apagar,para assim, poder recomeçar.Quando nossas vidas estão rabiscadas com quedas,fraquezas,decepções, queremos logo apagar,não queremos esperar que um professor nos mande apagá-las
A experiência dos erros é tão importante quanto a experiência dos acertos;com
os erros podemos aprender…e,não voltar a repetir.Não há aprendizado que não passe pelos erros .Erros não necessitam ser fonte de punição de culpas ,de vergonha mas um norte para o aprendizado.E asssim aceitar cada página da vida como uma oportunidade única para acertar.E que bom que está ao nosso favor mais uma página em branco sinalizando que podemos sempre recomeçar.
O tempo todo ,sejamos crianças ,adolescente ,adultos,ou idosos estamos na autoria de um texto…um texto que é a própria vida.
Todas as regras de pontuação estão a nosso favor ; são a nossa reta-guarda:a virgula,as reticências,a interrogação,a exclamação,o ponto final,o travessão e até podemos virar a página.E o bom é que podemos escolher como a gente vai pontuar esse texto ou seja ,o nosso livre arbítrio.
A VRGULA: isola expressões explicativas que podemos dar,ou,oportunidades para explicar algo e também enumerar o que imaginamos,são as pausas…
As RETICÊNCIAS:há, quantas coisa poderia dizer e não disse …ou ,quanta coisa ainda posso dizer ,ter a oportunidade de dizer …faltou desabafar…faltou dizer que te amo…dúvidas…hesitações…inquietações…engoli até ‘’’sapos’’’.
A INTERROGAÇÃO: o que devo fazer? Por que fiz? e/ou por que não fiz?Por que aconteceu?Poderia ter evitado?Por que esse sentimento? É culpa minha? é do outro? São inúmeros questionamentos que a todo instante fazemos.
A EXCLAMAÇÃO :admirar, horrorizar, enternecer,escandalizar,indignar-se, emocionar-se, surprender-se,condoer-se,alegrar-se,suplicar, orar…..
O PONTO FINAL:ah,acabou.pronto.É hora de recomeçar.Oh,não devia ter acabado,pois era bom demais.Ou então,graças a DEUS que acabou,pois muito ruim.E quantas vezes não queremos que acabe,não queremos que chegue ao final.Outras vezes,pedimos coragem para por um ponto final.
O TRAVESSÃO :dialogar-ouvir o outro(a)-aconselhar-escutar-como é bom ouvir o outo-como é bom ter uma palavra para dizer na hora certa.
Pois é,neste CADERNO que é a VIDA ,podemos escrever lindas histórias.Não deixemos que ninguém escreva por nós.que alguém pontue por nós.Pois sobraria apenas detalhes.Faça a sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário